-
Arquitetos: REC Arquitectura
- Área: 415 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Yoshihiro Koitani
Descrição enviada pela equipe de projeto. O que mais deveríamos propor como arquitetos para um "lar" além de um desenho funcional, modular, ou com poucos materiais estruturais expostos, entre outras coisas? Este projeto buscou responder à família com um sistema passivo que economiza mais de 85% de energia e, sobretudo, uma vida interna a paisagem com móveis que no futuro permitem readaptar suas necessidades.
A casa utiliza um muro de concreto em "L" que além de funcionar estruturalmente, contém capacidades de inércia térmica, guardando o calor e o dissipando quando mais se necessita, já que a área onde se encontra tende ao frio-temperado.
Os móveis da casa permitem ao usuário alterar o espaço. Existe no projeto um espaço com pé-direito duplo entre a sala de jantar e a sala que atualmente é utilizada como pátio interior, este setor da casa está preparado para que quando a piscina seja agregada, permite uma cobertura retrátil que a cobrirá, ao mesmo tempo que criará um novo terraço no pavimento superior, assim não há perdas de calor e por outro lado, é possível descobrir a piscina em dias ensolarados.
Como arquitetos nos parece valioso pensar a casa como um lar, não como meras descrições arquitetônicas.